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Egressa indígena publica trabalho de conclusão de curso em revista internacional
Publicado em: 26/10/2020 22:02:44
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A professora indígena Luzia Aikanã, egressa do curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), publicou seu trabalho de conclusão de curso na revista Education Policy Analysis Archives (AAPE/EPAA – ISSN 1068- 2341), classificada como A1 ,(Educação e Ensino) na avaliação Qualis/CAPES. A revista vinculada a Arizona State University é internacional e multilíngue. Oartigo intitulado: “Ensino de Ciências na Aldeia: uma experiência com alunos da Etnia Aikanã sobre as plantas frutíferas da Aldeia”, foi publicado no Dossiê Especial Educação e Povos Indígenas: Identidades em Construção e Reconstrução e pode ser acessado pelo link: https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/4654.
O trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Multisseriada Indígena Capitão Aritimon, localizada na Aldeia Gleba Tubarão, Terra Indígena Tubarão Latundê, com alunos do ensino fundamental. Segundo seu orientador, professor Dr. Reginaldo de Oliveira Nunes, o trabalho é fruto de pesquisa realizada na escola indígena, com o objetivo de identificar e discutir as percepções dos estudantes indígenas da etnia Aikanã sobre as plantas frutíferas existentes no território indígena.
O professor Dr. Reginaldo de Oliveira Nunes, salienta a importância das publicações científicas dos egressos indígenas do curso como forma de divulgar os conhecimentos tradicionais de seus povos. Também destaca outros trabalhos científicos que foram publicados anteriormente, como: “Alimentação tradicional do povo Djeoromitxi e as mudanças provocadas pelo contato”, do egresso Vandete Jaboti e “Conhecimento sobre as plantas medicinais do povo Arara-Karo de Ji-Paraná”, do egresso Sebastião Gavião, ambos publicados na Revista Panorâmica, no ano de 2018 e também o trabalho intitulado “Conhecimento tradicional e construção de material didático específico para o ensino de ciências na escola indígena do povo Arara Karo”, também do egresso Sebastião Gavião, publicado na Revista Cocar, no ano de 2019.
A publicação da produção indígena também é importante para a ciência e ao currículo dos egressos indígenas do curso, que tem a oportunidade de ingressarem em programas de pós-graduação, dando continuidade aos seus estudos e pesquisas.
Fonte: UNIR
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